top of page

Ana Serra Rocha: The playfulness of making research in Art Education PhD

Ao longo do Doutoramento em Educação Artística no Instituto de Educação de Lisboa, tenho desenvolvido o meu corpo de pesquisa centrada na Experiência do Livro como um lugar de reflexão epistemológica em educação artística. Neste sentido criei workshops de pesquisa (Making); onde os participantes são convidados a serem descobridores e pesquisadores, imaginando e explorando o processo de construção, criação, leitura e manipulação através da elaboração de um livro colectivo. Estes workshops acontecem em torno de uma pergunta e inspiram-se no conceito de evento pedagógico de Dennis Atkinson através do envolvimento dos participantes, para contribuir para uma pesquisa epistemológica em educação artística.
O vínculo que o grupo estabelece possibilita que a imprevisibilidade seja um elemento de confiança e criatividade no desenvolvimento da investigação, que aliás é convocada por Suely Rolnik ao longo do mapeamento da ressonância da subjetividade entre os diferentes autores. Transpondo o perfil do cartógrafo para o do investigador aplicando a sensibilidade criteriosa da investigação ao acontecimento. Estes workshops de pesquisa desafiam os participantes a lidar com objetos tangíveis, cujas experiências são registadas numa superfície (carta), que no seu conjunto formam uma cartografia rizomática de formas de conhecimento, desenvolvendo uma narrativa no campo da educação artística.
Neste Congresso proponho a exploração livre do slogan: I want to play an artistic education, apresentando resultados expositivos dos workshops que aconteceram tendo por base a metodologia da Cardography (inventado para estes workshops a partir da A/R/Tography), onde a palavra se compõe: C (context), A (artist), R (researcher), D (doing). desenvolvidos em torno de um mesmo suporte (card), resultante num processo intreventivo de escrita e ou grafia, promovendo a construção de um resultado visual como um objecto/livro como elemento de mapeamento e retorno da pesquisa realizada.
Lançar algumas linhas interrogativas de percurso, na tentativa de re-inventar uma educação artística participativa, visualmente representável e que seja agradável no seu jogo, descoberta, manipulação e observação.

bottom of page